top of page

"DEIXAR DE COMER ANIMAIS? PORQUÊ? SABE-ME TÃO BEM!"

Toda a gente que já provou sabe quão bom é saborear um frango do campo, uma vitela mal passada, um salmão grelhado... Mas, a questão permanece: precisamos MESMO de carne? Melhor ainda, estão conscientes do que é realmente a carne que comem e o que a mesma faz ao vosso organismo?

(Lá vem a 'conversa de vegetariano'. Bem, só lê quem quer.)

Ser vegetariano está na moda (dizem). Não vejo mal nenhum nisso, aliás, até gosto da ideia. Mas mais importante que ser-se vegetariano porque é cool é ter-se bem ciente o porquê de o ser. Seja por questões de saúde, seja pela apologia ao bem-estar e direito à vida de todos os animais, seja porque está saturado de carne... Seja qual for a razão, é importante tê-la, porque para além do mercado ainda não estar repleto de opções vegetarianas, as mentalidades da sociedade em que estamos inseridos estão muito nos antepassados, nas tradições, no que é "normal", e tendo uma razão, vai conseguir de uma maneira mais fácil superar as dificuldades, os insultos, a não-compreensão.

A minha mudança deveu-se à sensibilidade aos maus-tratos animais e à opinião de que todos temos direito à vida.

Não vai ser um minuto de prazer na minha boca que vai sacrificar a vida de um animal.

Abaixo apresento outras razões pelas quais deve deixar de consumir carne, que mais tarde descobri, e me fizeram cada vez mais acreditar que tomei a decisão certa.

Ninguém nasce ensinado, estamos em constante aprendizagem, e havemos todos de morrer sem saber tudo. Mas enquanto cá estamos podemos fazer os possíveis para nos tornarmos melhores e melhorarmos o nosso lar, a Terra.

SER VEGETARIANO. MAS PORQUÊ?

(Informação retirada e adaptada dos sites Cantinho Vegetariano, Pensamento Verde,

Eu Sem Fronteiras e ANDA - Agenda de Notícias de Direitos Animais)

PELO SER HUMANO

PELOS ANIMAIS

PELO AMBIENTE

A cada minuto, TODOS os dias, milhares de animais são mortos em matadouros. Muitos sangram vivos até morrer.

A carne não contém nenhuma proteína, vitamina ou mineral que o corpo humano não possa obter através de uma dieta vegetariana.

A indústria de carne provoca artificialmente a engorda dos animais para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta as chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver cancro.

Os países africanos - onde milhões morrem à fome - exportam grãos para alimentar animais que vão para a mesa de jantar dos povos ricos.

Todos os dias dezenas de milhões de pintainhos são mortos porque não podem pôr ovos. E não há regras durante a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte.

Os animais que vão parar ao seu prato morrem sozinhos, em pânico, em profunda depressão e grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

Se comêssemos plantas em vez de alimentar animais para comermos, o défice de alimentos desapareceria num ápice. 40 hectares de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, e grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para gado para fazer hambúrgueres. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

As reservas de água fresca do mundo estão a ser contaminadas pela criação de gado para abate. Os produtores de carne são os maiores poluidores das águas.

A carne contém hormonas que foram administradas aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estas causam à saúde. Muitas vezes contém também drogas (sedativos e antibióticos), usados numa tentativa de acalmar ou sedar os animais.

Os animais que comemos, com um ano de vida são frequentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico - do que bebés humanos de 6 semanas. Os porcos e as ovelhas são muito mais inteligentes do que crianças. O que torna comer animaium ato bárbaro.

Durante a vida, um consumidor de carne terá comido uma média de 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Deseja tanta carnificina na sua consciência!?

Para produzir apenas 1kg de carne bovina são necessários mais de 15000 litros de água. Para os ovinos são necessários 10400 litros, suínos 6000 litros, caprinos 5500, frangos 4300 litros, ovo de galinha 3300 litros  por cada kg e para o leite de vaca, 1000 litros.

Dos milhões de casos de envenenamento alimentar relatados a cada ano, a grande maioria é provocada pela ingestão de carne.

As crianças vegetarianas apresentam menos alergias do que as que têm uma alimentação à base de carne.

ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS NO PRATO DE UM VEGETARIANO

FRUTAS

Abacate

Banana

Laranja

Maçã

Kiwi

Morango

...

LEGUMINOSAS

SOJA E

DERIVADOS

VEGETAIS

VERDE ESCUROS

FRUTOS

SECOS

SEMENTES

CEREAIS

INTEGRAIS

Feijão

Lentilha

Grão-de-bico

...

Tofu

Seitan

Miso

...

Girassol

Sésamo

Chia

Linhaça

Quinoa

...

Noz

Caju

Avelã

Amêndoa

Amendoim

Castanha

...

Espinafre

Couve

Agrião

Brócolos

Rúcula

...

 Aveia
Cevada
Trigo

Milho
Arroz
Amaranto

...

As dietas alimentares baseadas em produtos animais são responsáveis direta e indiretamente por uma série de problemas ambientais, como desmatamento, erosão do solo e desertificação, escassez de água, poluição dos oceanos, além da forte contribuição para o efeito estufa.

2018 © MANJAR DA TERRA, por Rita Arcão.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page